Já realizamos diversas implantações de Sistema de Custos em Clínicas de Diagnóstico, Laboratórios e Unidades Hospitalares, assessorando nossos clientes para que pudessem negociar junto às fontes pagadoras, de forma segura e consistente, as suas tabelas de diárias e taxas. Por diversas vezes, constatamos nessas negociações, que as Operadoras de Planos de Saúde estão muito mais preparadas para fechamento de acordos de preços de serviços e tabelas, se comparadas com os seus prestadores de serviços.
As Operadoras de Saúde vêm investindo em Sistemas Próprios, ERP’s e, principalmente, em BI (Business Intelligence), para os custos dos serviços que contratam, os gastos com seus pacientes especificamente por região, por faixa etária, por unidade, seja el; hospital, clínica, laboratório, equipe médica, tipos de sinistralidades. Enfim diversas variáveis são analisadas e, muitas vezes, o outro lado da negociação, (os Hospitais, Clínicas, Laboratórios) desconhece essas riquezas de detalhes que estão sob sua gestão e acaba contratando tabelas que se mostrarão deficitárias com o decorrer do tempo.
Atualmente, presenciamos que nossos clientes investem em sistemas ERP’s de ponta existentes no mercado, com o objetivo de melhorarem as suas gestões; entretanto, as suas equipes internas, na maioria das vezes, não estão preparadas para colocar em operação o módulo de custo, de uma forma mais assertiva nas definições dos seus custos de procedimentos e demais indicadores importantes.
Oferecemos aqui algumas dicas que entendemos serem fundamentais para a implantação do Custeio por procedimento para empreendimentos na área da saúde:
Procedimentos assistenciais bem estruturados e formalizados.
Insumos assistenciais devem estar todos cadastrados, com as nomenclaturas e as unitarizações de forma correta.
Os centros de resultados devidamente identificados e separados (os de resultados e os auxiliares.)
O quadro de pessoal devidamente distribuído nos centros.
A contabilidade bem organizada e com informações corretas.
Os aparelhos e equipamentos médicos devem estar cadastrados nos centros.
Processo de faturamento consistente e assertivo, para análise da rentabilidade.
Essas etapas bem estruturadas, com certeza, possibilitarão a você dispor de um Sistema de Custos Assistencial, para daí extrair o Custo do Procedimento, do Paciente ou Protocolo Médico, bem confiável e muito útil na sua gestão, sobretudo, em processos de negociações, quer com fontes pagadoras, quer com parceiros.
Conte com a nossa equipe de consultores! Temos especialistas nesse tema que poderão ser o fator diferencial no sucesso do seu negócio.
Ronaldo Scuciato
Administrador