Como transformar seus dados em informações e apresentá-los em Dashboard

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os dados sozinhos servem apenas para expressar algo de forma pontual (nome, pronome, adjetivo, datas, valores, etc…,) e não dizem mais que isso, são apenas palavras, números ou caracteres, que, por sua vez, serão utilizados no nosso dia a dia. Entretanto com vários dados organizados em um contexto lógico, teremos, então, uma informação. Neste sentido é que vamos trabalhar, gerir as informações para organizações empresariais de todos os tamanhos e segmentos.

Na área financeira, os dados, que representam valores monetários são deverás massivos e, na maioria das vezes, difíceis de entender, principalmente para os leigos. Saber organizá-los de forma a ter informações, histórias, memórias, enfim, compreensão sobre o todo num único universo (insight), é o maior desafio do analista de dados.

Em grande parte, muitas das informações projetadas para insigths e tomadas de decisões por parte dos gestores, são formadas por pessoal da área financeira ou analistas que não possuem a devida experiência de como melhor construir uma visualização de rápida compreensão. Por isso existem os profissionais de análise de dados graduados, especializados e treinados para transformar dados em informação direta, clara, transparente e, sobretudo, segura. Na atualidade saber “pacote office” não é mais interessante, o importante é saber apresentar os dados e ter informações.

Existem inúmeras ferramentas no mercado para apresentação de informações: as simples e as complexas, as mais baratas e as mais caras; porém todas têm algo em comum, pois precisam dos dados, para estruturá-los e organizá-los; eles são pontos fundamentais para ter se a gestão da informação.

Na escola, aprendemos muito sobre linguagem e matemática. Na linguagem, aprendemos a formar frases e histórias com as palavras. Na matemática, aprendemos a entender os números. Mas raramente os dois lados se juntam: não nos ensinam a contar histórias com números – Cole Nussbaumer Knalic

Nos segmentos financeiros e contábeis, existem valores de: receitas, despesas, custos, ativos, passivos, plano de contas, contas contábeis, etc. E o destino desses dados são os balancetes, os fluxos de caixa, o razão e demais relatórios. A expertise do analista de dados, nesse cenário, é organizar esses dados em uma estrutura de informações, com um bom visual, apresentando valores consistentes, claros, transparentes e, sobretudo, seguros, de forma a facilitar as tomadas de decisões e insigths. Com uma metodologia ágil e seguindo seis passos, teremos informações visuais e melhores apresentações. Aqui estão os seis passos:

1 Entenda o contexto;

2. Escolha uma apresentação visual adequada;

3. Elimine a saturação;

4. Foque a atenção onde você̂ deseja;

5. Pense como um designer;

6. Conte uma história.

Na próxima publicação, iremos estudar cada um desses passos para estratificar e discutí-los mais detalhadamente, sobre o processo da melhor forma de apresentação dos dados agora transformados em informações.

Walter Andrade Neto

Especialista em gestão de dados.

Leia também

14/09/2022

Cálculo do custo por procedimento na área da saúde; você sabe as vantagens ?

18/07/2022

Planejamento Estratégico aplicado no fluxo de caixa

30/06/2022

Gestão financeira é só para quem está mal das contas?

05/04/2022

Custos dos procedimentos: apurar é difícil, porém é necessário!