O custo unitário expressa a acumulação dos custos das unidades auxiliares e produtivas, que foram utilizados em um determinado atendimento.
O Sistema de Custos é o centro coletor de todos os dados que são gerados, diariamente, em todos os setores das unidades de saúde. Depois de filtrados, processados e analisados, tornam-se de grande importância para os gestores em negociações, controles, apuração de resultados, dentre outros.
As metodologias utilizadas para a apuração dos custos são: Custo Baseado na Atividade, Custo Direto e, ainda, Custo por Absorção. Cada uma com suas peculiaridades, com vantagens e desvantagens, que deverão ser estudadas e avaliadas antes de serem adotadas pelas instituições.
O Sistema de Custos das instituições de saúde objetiva a apuração do custo unitário do atendimento. Os diversos setores, a exemplo da Central de Material Esterilizado, Centro Cirúrgico, Manutenção, Higienização, Nutrição, Informática, etc… expressam as diferentes atividades produtivas ou auxiliares que são utilizadas nos atendimentos aos pacientes.
O ser humano é de fundamental importância para a implementação de um bom sistema de custos. Sistema este que não pode prescindir da conscientização de todos os envolvidos na atividade de coleta, processamento e análise dos resultados. Vale, aqui, lembrar que a baixa qualidade dos dados coletados levará a resultados inconsistentes.
Terêncio Sant’Ana Costa
Administrador de Empresas
CRA n. 24.581